Problemática:
Este projeto pretende analisar e compreender, os principais elementos políticos, econômicos, sociais e culturais que levaram ao processo de construção da estrutura política do Brasil Republicano e de que maneira o homem atuou colaborando para as transformações sociais e intelectuais dentro da sociedade.
Objetivos Gerais:
Fornecer dados históricos e dados sociais que movimentaram a História Política do Brasil e sua sociedade.
Construir a identidade social e política, de modo a viabilizar o exercício pleno da cidadania, bem como perceber a si mesmo como elemento ativo, dotado de força política e capacidade de transformar a sociedade, construindo instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana;
Objetivos específicos:
Analisar a historicidade do processo de estruturação política ao longo dos variados períodos históricos Do Primeiro Reinado aos dias atuais.
Compreender as questões teóricas que envolvem os termos: Impeachment, Golpe Militar, Constituição Brasileira, Legislação, Fórum Privilegiado, Ética e Cidadania, Corrupção,
Delação Premiada, Direitos Políticos, Sociais e Civis, Declaração Universal do Direitos Humanos, Classe social, Preconceito.
Discutir os movimentos sociais, nas suas mais variadas instâncias, e sua funcionalidade perante ao campo político e ao campo social.
Entender o papel dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Justificativa:
Este projeto pretende, fornecer dados históricos para eventuais pesquisas que envolvem o campo da História do Brasil e sua sociedade, utilizando como complementares as
Ciências Sociais e Humanas.
O espaço escolar possui uma responsabilidade que é desenvolver e formar seus educandos em sua plenitude, o cidadão completo. E este cidadão completo, questionador e conhecedor de seus Direitos e Deveres, a partir de então deverá assumir o seu papel como ator ativo nas
discussões que envolvem as temáticas do seu país e do mundo. Faz-se necessário que o âmbito escolar esteja sempre investindo na construção do aluno pesquisador e entendido
como ser social, que atua e colabora para as transformações que aconteceram e irão acontecer em sua sociedade.
Tendo em vista a amplitude do assunto, analisaremos através da semiótica, vasta bibliografia, fontes primárias, dos principais personagens e temas envolvidos no que se diz
respeito a História ontem e hoje.
Disciplinas Envolvidas:
História – Professores: Diego e Natalie
Geografia – Professores: Renato e Marina
Ética/ Sociologia – Professora: Kaila e Natalie
Programação:
– Dia 18/05/2016 – 8h
Boas Vindas (Equipe Técnico Pedagógica).
Palestra Vivenciando a História
- 6º ano
- 7º ano
- 8º ano
- 9º ano
- Ensino Médio
– Dia 19/05/2016
Apresentação dos alunos.
Sala de multimídia
7º ano
Professor – Diego
Horário: 7h30min às 9h10min
6º ano
Professor – Diego
Horário: 9h10min às 11h10min
– Dia 20/05/2016
Ensino Médio
Turma 2000
Professora – Natalie
Horário: 7h30min às 9h10min
Turma 3000
Professora – Natalie
Horário: 9h10min às 11h10min
Turma 1000
Professora – Natalie
Horário: 11h10min às 12h40min
– Dia 23/05/2016
9º ano
Professora Marina
Horário – 7h30min às 9h10min
8º ano
Professora Marina
Horário – 9h10min às 11h10min