IMT unido contra o Aedes Aegypti

O presente projeto visa apresentar de forma clara a toda comunidade escolar, que todos somos responsáveis pela eliminação de criadouros do mosquito. A partir dessa afirmação, irá se abordar temas que levem a reflexão de prevenção, eliminação do mosquito e conseqüência da falta de controle do mesmo.

Serão apresentadas estratégias para a captura do mosquito, por meio da confecção de elementos que possibilitem essa ação. E métodos de prevenção contra picada do inseto, além de informações sobre contágio, doenças causadas, sintomas e tratamento das mesmas.

Introdução

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O Aedes aegypti é um mosquito proveniente da África e vetor de várias doenças, também chamado popularmente de mosquito da dengue, é responsável pela transmissão de várias doenças para o homem, como a febre amarela, dengue, chikungunya e zika. Diante da imensa quantidade de problemas causados, esse mosquito torna-se um grave problema para a população, sendo comuns as campanhas para combatê-lo. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente no mundo.

A Febre Chikungunya é uma doença também transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Chikungunya significa “aqueles que se dobram” em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.

O Zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus Zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda.

Justificativa

Incentivar e conscientizar o corpo escolar a tornarem-se agentes de controle ao mosquito Aedes Aegypti, contribuindo a sociedade como multiplicadores de conhecimento.

Procedimentos metodológicos

Ensino Médio

– Atividades desenvolvidas em laboratório

1° ano

Confecção de repelentes caseiros para usos em crianças, adolescentes e adultos, além da fabricação de um inseticida natural para vasos de plantas. Tal atividade será realizada com os conhecimentos adquiridos pelos mesmos nas disciplinas de ciências e química ministradas no ensino fundamental e médio, respectivamente. Após o preparo estes irão informar aos presentes forma correta de utilização dos mesmos.

– Atividades desenvolvidas em sala de aula

2° ano

Irá identificar com descrição taxonômica o mosquito, informando local de origem, ciclos de desenvolvimento, formas de contágio e eliminação. As informações serão expostas em cartazes com os dados referentes ao animal, sendo utilizados os conhecimentos adquiridos na disciplina de biologia.

3° ano

Irá identificar as doenças causadas pelo mosquito, informando quais os comprometimentos fisiológicos ao indivíduo. As informações serão expostas em cartazes com os dados referentes aos sistemas acometidos, sendo utilizados os conhecimentos adquiridos na disciplina de biologia.

Ensino Fundamental

– Atividades desenvolvidas em sala de aula

9° ano

Irá pesquisar sobre o tema: Por que o Aedes Aegypti transmite tantas doenças? A pesquisa abrangerá; Combate e prevenção, Conscientização, Transmissão e Sintomas. E farão cartazes para a exposição do projeto.

8° ano

Irá pesquisar sobre o tema: Chikungunya. A pesquisa abrangerá; Combate e prevenção, Conscientização, Transmissão e Sintomas. E farão cartazes para a exposição do projeto.

7° ano

Irá pesquisar sobre o tema: Dengue. A pesquisa abrangerá; Combate e prevenção, Conscientização, Transmissão e Sintomas. E farão cartazes para a exposição do projeto.

6° ano

Irá pesquisar sobre o tema: Zica. A pesquisa abrangerá; Combate e prevenção, Conscientização, Transmissão e Sintomas. E farão cartazes para a exposição do projeto.

– Atividades desenvolvidas em laboratório

Os alunos iram elaborar um mosquitoeiro junto ao professor.

– Cronograma

As atividades serão desenvolvidas em paralelo com os conteúdos didáticos necessários para a formação intelectual dos discentes. Tendo um período de confecção das atividades estimado em 4 semanas, sendo findada em abril de 2016, com exposição dos trabalhos.

Palestras

Ensino Fundamental – Profª Fernanda Arangati

• Origem do Mosquito
• Incidência no Brasil e Mundo
• O mosquito e as doenças
• Doenças e sintomas
• Contagio e tratamento
• Prevenção

Ensino Médio – Profª Daianna Candido

• Vírus Dengue
• Vírus Chikungunya
• Vírus Zika

Obs: Cada palestra terá duração média de 25min.

Conclusão

Conclui-se que o projeto servirá como mais uma forma de informação e disseminação do conhecimento sobre o mosquito da dengue e principalmente o impacto na saúde pública causado pela ineficácia em seu controle.

Veja as fotos do projeto: Clique aqui.