Ensino Fundamental 2°. Segmento e Ensino Médio
Justificativa:
Mobilizar professores e alunos para um processo de aprendizagem significativa na disciplina de matemática. A fim de elaborar e analisar, com os próprios professores, estratégias para superar dificuldades neste ensino, embasados em estudos teóricos. Para isso é necessário fazer o aluno pensar produtivamente e nada melhor que apresentar problemas que o envolvam, o desafiem e o motivem a querer resolvê-los.
Para resolver problemas, é preciso desenvolver determinadas estratégias que, na maioria das vezes, se aplicam a um grande número de situações. Além do mais, o mundo exige pessoas ativas e participativas, que deverão tomar decisões rápidas e, tanto quanto possível, precisas.
É necessário formar cidadãos que saibam resolver de modo inteligente seus problemas independentemente da área em que atuam. Para isso, é preciso que a criança inicie a resolução de problemas desde cedo.
A implantação da Olimpíada proporciona captar atenção e interesse não só dos alunos mais preparados, mas fundamentalmente estimular e embasar os que apresentam baixo desempenho.
A proposta vem desmistificar a ideia de que a matemática é uma matéria difícil, arraigada na mente de nosso aluno, ao trabalhar de forma lúdica e prazerosa na construção do conhecimento, focando sua aplicação, ao trilhar por um caminho que ele mesmo tenta construir, onde faz inferências, levanta hipóteses e tira suas conclusões de maneira independente, interagindo com outros colegas e professores.
Objetivamos desenvolver um espírito competitivo, sadio e criativo na resolução de problemas, evidenciando que a matemática não é uma ciência pronta e acabada, mas sim uma construção contínua do saber.
Portanto, pretende-se sensibilizar os alunos de que bons resultados são conseguidos com esforço e dedicação. Assim, valorizar o potencial de raciocínio criativo, ajudando-os a fazer uso do mesmo em outras áreas do conhecimento, incentivando também os professores a levarem situações do nosso cotidiano para a sala tornando o ensino menos livresco e menos conteudista, e premiar os alunos que obterem os melhores resultados por nível.
Objetivos Gerais:
Mobilizar um estudo da matemática de forma significativa desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático do aluno e professor fazendo com que busquem uma formação mais completa influenciando na melhoria do ensino.
Objetivos Específicos:
– Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas.
– Contribuir para a melhoria do ensino da matemática.
– Incentivar o aperfeiçoamento dos professores, contribuindo para a sua valorização profissional.
– Envolver alunos em atividades que envolvam o ensino da matemática de forma lúdica e prazerosa.
Regulamento:
A Olimpíada da Matemática do IMT será realizada nos dias 06, 07 e 08 de abril de 2016 na quadra poliesportiva da instituição:
06/04/16 →7h30 – 9h – 6° ano do Ens. Fundamental. 2° Segmento.
10h30 – 12h – 7°. ano do Ens. Fundamental. 2° Segmento.
07/04/16 →7h30 – 9h – Ensino Médio.
08/04/16 →7h30 – 9h – 8° ano do Ens. Fundamental. 2° Segmento.
10h30 – 12h – 9°. ano do Ens. Fundamental. 2° Segmento.
– Os alunos de cada turma serão divididos em 4 grupos.
– Cada grupo será representado por uma cor: verde, amarelo, azul e vermelho.
– A divisão dos grupos será feita pelos respectivos professores da disciplina da matemática.
– Vence a Equipe formada pelo grupo com o maior número de pontos.
– Os grupos estarão dispostos na quadra separadamente.
– Cada grupo receberá uma placa representando a cor do seu respectivo grupo.
– Cada grupo designará um aluno para levantar a placa sinalizando que vai responder a questão.
– Será constituída uma banca examinadora formada por 3 professores do IMT para verificar o cumprimento do regulamento e julgar possíveis ocorrências.
– Haverá um locutor que fará a leitura da questão repetindo até 3 vezes e após ouvir a palavra TEMPO podem iniciar a resolução.
– Cada questão terá um tempo previsto para a resolução que será anunciado previamente.
– Cada grupo discute a resposta, dentro do tempo previsto e ao ouvir a palavra VALENDO, o representante do grupo que primeiro levantar a placa responderá a questão.
– Em caso de EMPATE, repete-se o processo da resposta.
– Se o grupo responder corretamente ganhará 10 pontos para a sua equipe.
– Se a resposta estiver ERRADA o grupo perde 10 pontos e as demais equipes terão a chance de responder no mesmo processo.
– No final de cada fase será divulgado o placar PARCIAL.
Premiação:
A Equipe vencedora receberá 20 pontos na verificação da aprendizagem.
Coordenação Pedagógica.