Vivenciando a História

Problemática:

Este projeto pretende analisar e compreender, os principais elementos políticos, econômicos, sociais e culturais que levaram ao processo de construção da estrutura política do Brasil Republicano e de que maneira o homem atuou colaborando para as transformações sociais e intelectuais dentro da sociedade.

Objetivos Gerais:

Fornecer dados históricos e dados sociais que movimentaram a História Política do Brasil e sua sociedade.

Construir a identidade social e política, de modo a viabilizar o exercício pleno da cidadania, bem como perceber a si mesmo como elemento ativo, dotado de força política e capacidade de transformar a sociedade, construindo instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana;

Objetivos específicos:

Analisar a historicidade do processo de estruturação política ao longo dos variados períodos históricos Do Primeiro Reinado aos dias atuais.

Compreender as questões teóricas que envolvem os termos: Impeachment, Golpe Militar, Constituição Brasileira, Legislação, Fórum Privilegiado, Ética e Cidadania, Corrupção,
Delação Premiada, Direitos Políticos, Sociais e Civis, Declaração Universal do Direitos Humanos, Classe social, Preconceito.

Discutir os movimentos sociais, nas suas mais variadas instâncias, e sua funcionalidade perante ao campo político e ao campo social.

Entender o papel dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Justificativa:

Este projeto pretende, fornecer dados históricos para eventuais pesquisas que envolvem o campo da História do Brasil e sua sociedade, utilizando como complementares as
Ciências Sociais e Humanas.

O espaço escolar possui uma responsabilidade que é desenvolver e formar seus educandos em sua plenitude, o cidadão completo. E este cidadão completo, questionador e conhecedor de seus Direitos e Deveres, a partir de então deverá assumir o seu papel como ator ativo nas
discussões que envolvem as temáticas do seu país e do mundo. Faz-se necessário que o âmbito escolar esteja sempre investindo na construção do aluno pesquisador e entendido
como ser social, que atua e colabora para as transformações que aconteceram e irão acontecer em sua sociedade.

Tendo em vista a amplitude do assunto, analisaremos através da semiótica, vasta bibliografia, fontes primárias, dos principais personagens e temas envolvidos no que se diz
respeito a História ontem e hoje.

Disciplinas Envolvidas:

História – Professores: Diego e Natalie

Geografia – Professores: Renato e Marina

Ética/ Sociologia – Professora: Kaila e Natalie

Programação:

 – Dia 18/05/2016 – 8h

Boas Vindas (Equipe Técnico Pedagógica).

Palestra Vivenciando a História

  • 6º ano
  • 7º ano
  • 8º ano
  • 9º ano
  • Ensino Médio

 – Dia 19/05/2016

Apresentação dos alunos.

Sala de multimídia

7º ano

Professor – Diego

Horário: 7h30min às 9h10min

6º ano

Professor – Diego

Horário: 9h10min às 11h10min

– Dia 20/05/2016

Ensino Médio

Turma 2000

Professora – Natalie

Horário: 7h30min às 9h10min

Turma 3000

Professora – Natalie

Horário: 9h10min às 11h10min

Turma 1000

Professora – Natalie

Horário: 11h10min às 12h40min

– Dia 23/05/2016

9º ano

Professora Marina

Horário – 7h30min às 9h10min

8º ano

Professora Marina

Horário – 9h10min às 11h10min